-
Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 1400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Artegiano, Eurocentro, Gaggenau, Girometal, Itaarte, Neobambu, Pedro Petry, Punto, SANTA MADEIRA, Vallvé, mado
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os dois projetos realizados pelo Studio tiveram como convergência o objetivo de corresponder a magnitude do espaço em que se encontram e os elementos que o envolvem. O primeiro a ser realizado foi o Pavilhão com a área de lazer, cujo programa apresenta piscina, local para churrasqueira, cozinha gourmet, adega, área de jogos, spa, sala de massagem e academia; todos estes espaços distribuídos de forma funcional em uma planta aberta e conectada, ideal para realização de encontros, atendendo ao briefing do cliente - que está sempre recebendo amigos e familiares para celebrações.
Para além dessa demanda, também havia a necessidade de conceber um showroom para exibir seus cavalos aos clientes, portanto foi planejada uma grande área ajardinada com detalhes em sua materialidade que contribuíssem para o protagonismo dos belos animais e enfatizassem sua elegância. Um exemplo são os toques de azulejo português, que remetem às origens do proprietário e criam uma composição harmônica com a parede e teto de madeira. As influências lusitanas também aparecem em outros componentes do projeto, como nas paredes de pedra, cuja inspiração foram as construções no interior de Portugal, em materiais, como a madeira carbonizada, piso em cimento queimado, pintura texturizada cor areia ou terra e o aspecto romântico do paisagismo, remetendo o ar campesino português.
O segundo projeto foi uma casa de hóspedes com 14 quartos, todos com jardim privativo e acesso a um pátio, onde localiza-se um belíssimo espelho d’água. Este ambiente conecta-se com o Pavilhão pela materialidade, com a adição de azulejos portugueses e componentes de madeira. As janelas dos quartos possuem caixilhos com brises de madeira estanques, permitindo uma ventilação cruzada entre eles.
A execução da obra foi otimizada e agilizada a partir de soluções concebidas projetualmente, como por exemplo a decisão de fazer o pavilhão com a estrutura toda pré-fabricada de metal e o telhado com telha sanduíche para melhor desempenho térmico na casa de hóspedes.
Os materiais de influência portuguesa dão protagonismo aos elementos destaque do projeto, tal como a piscina feita toda em pedra com borda infinita e a adega com paredes em pedra e piso em madeira.
A iluminação foi feita a partir de luminárias micro para o teto e para realçar as paredes, foram instaladas luminárias de piso.